Spa Elysium / Grau Architects

Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Matej Hakár

Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Concreto, PilarSpa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, IluminaçãoSpa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Escada, VigaSpa Elysium / Grau Architects - Fotografia de InterioresSpa Elysium / Grau Architects - Mais Imagens+ 16

Bratislava, Eslováquia
  • Arquitetos: Grau Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  176
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Matej Hakár
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceramica Vogue, Cidemat, Huum, Luceplan, Osmont
Mais informaçõesMenos informações
Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Concreto, Pilar
© Matej Hakár

Descrição enviada pela equipe de projeto. A palavra "Elysium" na mitologia grega significava a "ilha dos bem-aventurados" - um lugar no limite ocidental da Terra onde os deuses podiam levar seus favoritos vivos, heróis imortais que ali viveriam na primavera constante e sem preocupações.

Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Matej Hakár
Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Matej Hakár

Ao projetar este spa no meio do centro histórico da Bratislava, partimos da necessidade de nos libertarmos do ciclo diário e nos acalmarmos. Este espaço é um esconderijo meditativo do mundo exterior. Construímos o conceito de spa urbano a partir das percepções do espaço como templo para o corpo. A referência são os banheiros públicos históricos Grössling, que estão localizados nas proximidades e proporcionaram aos visitantes os procedimentos de purificação do corpo e da alma.

Spa Elysium / Grau Architects - Imagem 15 de 21
Planta - Subsolo
Spa Elysium / Grau Architects - Imagem 16 de 21
Corte 1

Através de uma entrada camuflada na Rua Grösslingova, mergulhamos no porão de um edifício histórico através da escadaria de pedra original. No antigo subsolo, preservamos o teto abobadado de tijolo original. Construímos o conceito em objetos embutidos e uma combinação de materiais como granilite, tijolo, cobalto e revestimento preto ou madeira. Esses objetos definem o espaço que serpenteia livremente ao redor de todo o spa. No segundo plano, trabalhamos com luz. Com a natural, que entra pelas janelas ou claraboias existentes e é dinâmica durante o dia. A experiência é única em cada período ou época.

Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores
© Matej Hakár
Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Matej Hakár
Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Matej Hakár

Ou com a iluminação artificial, que se baseia na substância funcional, mas também enfatiza a atmosfera íntima geral do espaço. Uma visita ao Elysium deve ser uma espécie de caminho experiencial de purificação e desaceleração - portanto, uma obra de arte - a "Trajetória do Movimento" de Stanislav Ondruš funciona como referência.

Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Matej Hakár
Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Matej Hakár

O espaço possui também um pátio ao ar livre onde está situada uma sauna móvel com espreguiçadeiras. A combinação desconhecida cria assim uma nova relação entre a cidade e o bairro. Novas vistas e novas experiências.

Spa Elysium / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Matej Hakár

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Grösslingová 3704/56, 811 09 Bratislava, Eslováquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Spa Elysium / Grau Architects" [Elysium Spa / Grau Architects] 11 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983387/spa-elysium-grau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.